História e Serviços da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer

Desde 1975, a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer desenvolve ações preventivas e auxilia mulheres que tiveram câncer e sofreram a mastectomia na cidade de Sorocaba (SP) e região. A Liga ajuda mulheres em tratamento de câncer de mama e câncer ginecológico com atendimentos médicos e psicológicos, assistência social, fisioterapia entre outras ações de suma importância às vítimas da moléstia.

Saiba mais sobre a Liga e confira a loja virtual:

Como Surgiu a Liga Sor. de Combate ao Câncer

Apoio às mulheres com câncer de mama e ginecológico pela Liga

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer foi fundada em 1975 com o objetivo de prestar atendimento humanitário às mulheres portadoras de câncer ginecológico e mamário, uma doença que atualmente mata 3 de cada 10 mulheres com diagnóstico de câncer. A Liga é fruto de uma iniciativa de um grupo de esposas de maçons da Loja Maçônica Perseverança III de Sorocaba, que tinham a intenção de criar uma entidade de combate ao câncer de caráter regional.

A Liga iniciou as atividades junto à Faculdade Medicina de Sorocaba no ambulatório médico do Hospital Regional, por meio do serviço de prevenção e detecção do câncer ginecológio. Em agosto de 1975, foi aprovada pela Câmara Municipal de Sorocaba sob a proposta do então vereador Otávio Borghi, a declaração de utilidade pública municipal da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer.

Foi na década de 1980 que a Liga passou a funcionar com o serviço de reabilitação para pacientes mastectomizadas, no ambulatório do Hospital Regional. Mais tarde, na década de 2000, o atendimento de prevenção de câncer ginecológico foi assumido pela rede pública de saúde, e a Liga passou a prestar atendimento mais voltado à prevenção do câncer de mama e atendimento pós-cirurgico à pacientes mastectomizadas.

Em 2010, a Liga saiu do Hospital Regional e passou a atender em uma casa alugada, localizada próximo ao Hospital, auxiliando, assim, no atendimento às mulheres mastecomizadas que vinham de toda região. Muitas voluntárias que ajudam a entidade foram pacientes, e hoje dedicam um pouco de seu tempo para auxiliar outras mulheres vítima de câncer, como relatam estas voluntárias. Em 2014, a Liga mudou para uma nova sede maior (atual sede), ainda próxima do Hospital Regional, com capacidade de atender mais mulheres que buscam apoio durante o tratamento de câncer. Confira fotos da nova e atual sede da Liga.

Hoje estou curada e sigo fazendo fisioterapia e pilates. Minha maior alegria será fazer a reconstrução e divulgar minha cura e, assim, poder ajudar àquelas que também precisam. Graças à Liga, a gente está caminhando nessa luta.” – Maria Odete Argodins, 64 anos, assistida da Liga.

Serviços Oferecidos pela Liga

Atualmente, a Liga oferece gratuitamente às mulheres em tratamento de câncer de mama e ginecológico:

  • Assistência jurídica
  • Atividade física de caminhada e corrida
  • Aula de culinária
  • Doação de sutiãs e próteses mamárias
  • Empréstimo de perucas, chapéus, lenços e echarpes
  • Fisioterapia: o objetivo da fisioterapia, em paciente com câncer, é preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos e sistemas do paciente, prevenir e amenizar distúrbios causados pelo tratamento oncológico. Atua no pré e no pós-operatório, assim como durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Sua principal meta é mostrar ao paciente a necessidade de retomar suas atividades de vida diária e oferecer condições para isso. Os atendimentos são feitos voluntariamente pela UNIP, coordenadas pelas fisioterapeutas Marisa, Juliana, Renata e Fabiana.
  • Odontologia
  • Oficinas de artesanato
  • Oficinas de maquiagem
  • Orientação nutricional
  • Pilates: quem comanda as aulas de Pilates a Liga são as professoras Flávia e Rita. Atualmente, já é comprovada a grande importância de realizar exercícios físicos durante o tratamento do câncer e o Pilates é um forte aliado na reabilitação física e emocional dos pacientes oncológicos. Baixo impacto, melhora da circulação sanguínea, consciência corporal, fortalecimento muscular, alongamento, flexibilidade, trabalho respiratório, realinhamento postural e melhoras no aspecto emocional dos pacientes são algumas das vantagens do Pilates no tratamento do câncer.
  • Psicologia: receber o diagnóstico de uma doença como o câncer mexe com a vida de qualquer pessoa e de todos que estão à sua volta. Aqui na Liga, contamos com as psicólogas Maria Ísis e Larissa, que ajudam as pacientes a enfrentar as dificuldades e conseguir a adaptação imprescindível para passar por esse processo da forma mais equilibrada e saudável possível. ❤️
    A ajuda é fundamental para superar todas as etapas da doença e, não é segredo para ninguém, que os fatores psicológicos influenciam na saúde física das pessoas. Por isso é extremamente importante cuidar do aspecto psicológico do paciente, principalmente em casos de doenças complexas como o câncer.
  • Reflexologia: dez minutos de tratamentos de Reflexologia, em pacientes com câncer, podem proporcionar relaxamento muscular, alívio da dor, de náuseas e da ansiedade, melhora na qualidade de vida e ainda reforçar o sistema imunológico promovendo a manutenção e o equilíbrio das funções do organismo. Reflexologia nada mais é que uma massagem que é realiza por movimentos de pressão com as mãos e os dedos em pontos reflexos localizados em todo o pé do paciente. Na Liga, a Val é a nossa especialista! É importante ressaltar que a reflexologia não é um substituto para o acompanhamento médico.
  • Reike: Reiki é uma técnica de redução do estresse e relaxamento que promove a cura. O Reiki é ministrado na Liga pelas profissionais Regina, Yara, Betinha e Mercedes. Estudos e evidências anedóticas mostram que o Reiki oferece uma série de benefícios, como: alívio de dores, equilíbrio emocional e mental, fortalece o sistema imunológico, redução dos efeitos colaterais (medicação e quimioterapia), reduz ansiedade, estresse e depressão, melhora a qualidade do sono e proporciona paz interior e bem estar. Reiki não é um substituto para outros tratamentos de câncer, mas pode melhorar estes tratamentos.
  • Yoga: vários estudos mostram como a Yoga só traz benefícios para pacientes com câncer. A prática pode ser feita durante o tratamento e ajuda a manter o bem-estar físico, emocional e espiritual da pessoa, interferindo positivamente na vida da paciente! As nossas aulas de Yoga são coordenadas pela profissional Tânia.

Desde 2013, a Liga passou a contar com o trabalho de uma assistente social, que efetua a primeira entrevista com a paciente, esclarece os direitos e realiza os encaminhamentos para a rede de assistência oferecidos pelo governo, conforme a necessidade das mulheres atendidas.

Assista abaixo a história e o trabaho realizado pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, desde sua fundação até hoje, mais de 40 anos de história dando apoio às mulheres durante esse período de suas vidas.

Se desejar entrar em contato ou visitar a sede da Liga, confira horário de atendimento:

  • Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
  • Telefone: (15) 3342 3320 ou WhatsApp (15) 98166-0093
  • E-mail: contato@ligacombateaocancer.org.br
  • Endereço: Rua Antônio de Andrade, 45 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP – Ver mapa